CAPACITAÇÃO
Com aula prática de captura de morcegos hematófagos, Adapec encerra curso de capacitação
Durante quatro dias, cerca de 70 profissionais da Agência participaram de curso sobre doenças do sistema nervoso e vigilância em alimentos
23/09/2022
11:00
SECOM
WELCTON DE OLIVEIRA
Profissionais da Adapec recebem treinamento para controle da raiva dos herbívoros
Encerrou na manhã dessa quinta-feira, 22, o curso sobre doenças do sistema nervoso e vigilância em alimentos, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O curso teve início no dia 19 com aulas teóricas realizadas no auditório da Universidade Católica do Tocantins, Campus II, em Palmas, e foi finalizado com aula prática sobre captura de morcegos hematófagos, numa caverna, na Fazenda Morrinhos, em Miracema do Tocantins.
O curso capacitou cerca de 70 profissionais, entre médicos-veterinários e os técnicos agropecuários que atuam nas quatro equipes de capturas da Agência. O inspetor de defesa agropecuária, (médico-veterinário), Alessandro José Ferreira dos Santos, disse que foi uma oportunidade para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), sua importância para a defesa agropecuária do Tocantins e renovação dos conhecimentos para desempenhar estas funções com qualidade no campo.
O inspetor da Adapec, João Amorim, que é integrante da equipe de capturas de morcegos hematófagos, foi um dos responsáveis pela aula prática na caverna. “Nosso objetivo aqui foi demonstrar para os colegas das unidades locais como desempenhamos este trabalho, desde a identificação do abrigo, a entrada na caverna, os cuidados com o uso dos equipamentos de proteção individual, a identificação do morcego da espécie Desmodus rotundos, principal transmissor da raiva na zona rural, método de captura e o tratamento de controle populacional dos morcegos capturados,” explicou João Amorim, acrescentando que o curso contribuirá para que os profissionais que atuam nos escritórios locais realizem com qualidade o atendimento às demandas dos produtores rurais.
Na avaliação do responsável técnico pelo PECRH, Raydleno Mateus Tavares, o curso atendeu o seu objetivo. “Estamos satisfeitos com o empenho desta equipe que soube absorver os conhecimentos nas aulas teóricas e hoje na aula prática sobre captura que é um dos métodos de controle da raiva, tanto para a sanidade animal quanto para a saúde pública, pois esta doença é uma zoonose,” disse.
O Tocantins conta com 944 abrigos de morcegos hematófagos cadastrados e monitorados pela Adapec. A Agência possui atualmente, quatro equipes de capturas dessa espécie, formadas por um inspetor de defesa agropecuária (médico-veterinário) e dois fiscais de defesa agropecuária que atendem as demandas dos produtores rurais nos 139 municípios do Estado. Estas equipes monitoram estes abrigos, realizam o controle populacional do morcego hematófago, principal transmissor da raiva na zona rural e orientam produtores rurais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios