TJTO
Tribunal sedia Reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência no Tocantins
09/02/2023
17:15
Samir Ryam Gabriel Dias Leão
Autoridas durante abertura da reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência
Com foco no fortalecimento das ações de inteligência e de segurança em proveito da sociedade e do Estado Brasileiro, a Reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência no Tocantins foi aberta na manhã desta quinta-feira (9/2), pela vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e Coordenadora do Núcleo de Inteligência da Corte, desembargadora Ângela Prudente, no auditório da TJTO, em Palmas.
Ao lado de representantes de mais de 40 instituições, do âmbito federal e estadual entre entes públicos e privados, a desembargadora enfatizou, durante seu discurso, que a "atuação integrada dos órgãos parceiros do Sistema de Inteligência é necessária e vista com bons olhos por todos os poderes, sinergia que almejamos constantemente no âmbito do Poder Judiciário, pois fortalece as relações interinstitucionais, ao mesmo tempo em que permite a produção de conhecimento útil e oportuno para assessoramento do processo de tomada de decisões", comentou a vice-presidente do TJTO, que ainda mencionou a importância dos temas abordados, "os quais permitirão a disseminação conjunta de conhecimento de inteligência, contribuindo sobremaneira para a segurança da sociedade e do Estado".
Abin
O superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Tocantins, Renato Nepomuceno, comentou sobre a importância do encontro para a disseminação de conhecimento entre os órgãos. “Aqui temos o objetivo de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de Inteligência em todo território brasileiro. É um espaço voltado para reunir diversos profissionais de órgãos federais e estaduais para a troca de informações e conhecimentos de Inteligência, em busca de otimizar os trabalhos”, pontuou o superintendente.
SSP
O secretário de Segurança Pública o Tocantins, Wlademir Costa, também destacou a importância do encontro. “Essa reunião tem relevante finalidade para que a produção de conhecimento chegue para nós, as pessoas que tomam as decisões de segurança no nosso Estado e no nosso País. Não podemos perder espaço para o crime organizado”, pontuou o secretário.
Palestras
O evento foi apoiado pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJTO e na primeira parte do encontro, foram ministradas palestras sobre o arco do crime organizado na região norte do País, com o palestrante Jaime Lopes; atuação do crime organizado no Tocantins, ministrada pelo delegado Evaldo de Oliveira Gomes; e sobre proteção de dados e redes sociais, ministrada por Edgar Júnior. A desembargadora do TJTO, Ângela Haonat, também participou da reunão.
SUSBIN
Sob a coordenação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), estabelecida por lei como seu órgão central, o SISBIN é responsável pelo processo de obtenção e análise de informações e produção de conhecimentos de Inteligência necessários ao processo decisório do Poder Executivo. Também atua na proteção das informações sensíveis e estratégicas do Estado brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Com medo de passar mal, deputado acusado de matar Marielle evita cateterismo
Leia Mais
Fiscalização do Pix não afetará renda de autônomos, esclarece Receita Federal
Municípios