TJTO
Tribunal sedia Reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência no Tocantins
09/02/2023
17:15
Samir Ryam Gabriel Dias Leão
Autoridas durante abertura da reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência
Com foco no fortalecimento das ações de inteligência e de segurança em proveito da sociedade e do Estado Brasileiro, a Reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência no Tocantins foi aberta na manhã desta quinta-feira (9/2), pela vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e Coordenadora do Núcleo de Inteligência da Corte, desembargadora Ângela Prudente, no auditório da TJTO, em Palmas.
Ao lado de representantes de mais de 40 instituições, do âmbito federal e estadual entre entes públicos e privados, a desembargadora enfatizou, durante seu discurso, que a "atuação integrada dos órgãos parceiros do Sistema de Inteligência é necessária e vista com bons olhos por todos os poderes, sinergia que almejamos constantemente no âmbito do Poder Judiciário, pois fortalece as relações interinstitucionais, ao mesmo tempo em que permite a produção de conhecimento útil e oportuno para assessoramento do processo de tomada de decisões", comentou a vice-presidente do TJTO, que ainda mencionou a importância dos temas abordados, "os quais permitirão a disseminação conjunta de conhecimento de inteligência, contribuindo sobremaneira para a segurança da sociedade e do Estado".
Abin
O superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Tocantins, Renato Nepomuceno, comentou sobre a importância do encontro para a disseminação de conhecimento entre os órgãos. “Aqui temos o objetivo de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de Inteligência em todo território brasileiro. É um espaço voltado para reunir diversos profissionais de órgãos federais e estaduais para a troca de informações e conhecimentos de Inteligência, em busca de otimizar os trabalhos”, pontuou o superintendente.
SSP
O secretário de Segurança Pública o Tocantins, Wlademir Costa, também destacou a importância do encontro. “Essa reunião tem relevante finalidade para que a produção de conhecimento chegue para nós, as pessoas que tomam as decisões de segurança no nosso Estado e no nosso País. Não podemos perder espaço para o crime organizado”, pontuou o secretário.
Palestras
O evento foi apoiado pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJTO e na primeira parte do encontro, foram ministradas palestras sobre o arco do crime organizado na região norte do País, com o palestrante Jaime Lopes; atuação do crime organizado no Tocantins, ministrada pelo delegado Evaldo de Oliveira Gomes; e sobre proteção de dados e redes sociais, ministrada por Edgar Júnior. A desembargadora do TJTO, Ângela Haonat, também participou da reunão.
SUSBIN
Sob a coordenação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), estabelecida por lei como seu órgão central, o SISBIN é responsável pelo processo de obtenção e análise de informações e produção de conhecimentos de Inteligência necessários ao processo decisório do Poder Executivo. Também atua na proteção das informações sensíveis e estratégicas do Estado brasileiro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dino acompanha Moraes e vota por condenação de Bolsonaro e aliados no julgamento da trama golpista
Leia Mais
Militares pedem que Bolsonaro não seja preso em quartel para evitar nova onda de manifestações
Leia Mais
Moraes vota pela condenação de Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
Mais de 14 milhões deixam a pobreza em dois anos pelo CadÚnico, aponta governo federal
Municípios