TRÂNSITO
Motoristas de Tocantins terão desconto de até 40% no pagamento de multas pela internet
Detran do estado aderiu ao SNE, que é coordenado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Senatran, e possibilita envio das infrações em dispositivos móveis
23/05/2023
16:26
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
©DIVULGAÇÃO
A adesão do Departamento de Trânsito de Tocantins (Detran-TO) ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) garante que os motoristas tocantinenses possam receber as multas no seu aparelho celular e fazer o pagamento com desconto de até 40%. Oferecida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a ferramenta está disponível a partir desta terça-feira (23) ao estado.
Até o momento, aproximadamente 1 mil órgãos de trânsito aderiram ao sistema, entre Detrans e prefeituras, que são os órgãos autuadores estaduais e municipais, e os autuadores federais Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Antes do Detran-TO, a adesão mais recente foi do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo.
"A iniciativa contribui para uma maior agilidade e transparência no processo de notificação, além de proporcionar mais comodidade aos cidadãos, por isso é importante que os municípios façam a adesão ao SNE", disse o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. De janeiro para cá, a Senatran tem intensificado o incentivo à adesão ao sistema em troca de apoio técnico, compartilhamento de equipes e alinhamentos periódicos com os órgãos de trânsito.
Para os motoristas, as vantagens do sistema são a redução no preço das infrações, a facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações. Já para o órgão autuador, o sistema se destaca pela redução no custo por notificação de infração, celeridade na entrega das notificações e aumento da efetividade no pagamento das multas.
Desde o lançamento do SNE, em 2016, foram pagos cerca de R$ 730 milhões em multas. No período, houve mais de R$ 486 milhões em descontos para motoristas das cinco regiões do país. Para ter direito, o proprietário ou condutor do veículo deve fazer seu cadastro no site do Governo Federal e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), habilitar o veículo no aplicativo da CDT, disponível na AppStore e Google Play, ou no Portal de Serviços Senatran.
O motorista precisa também reconhecer que cometeu a infração de trânsito. Pessoas jurídicas também podem utilizar o sistema, mas apenas no ambiente web. Uma vez que o proprietário e/ou o condutor estejam habilitados no sistema, eles passarão a receber, de forma eletrônica, todas as notificações de infrações dos órgãos autuadores que já realizaram a adesão. Também é possível conhecer detalhes de cada multa, reconhecer o cometimento da infração, copiar o código de pagamento e, ainda, realizar a indicação do condutor responsável pela infração.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após EUA retirarem sanções da Lei Magnitsky contra Moraes, Eduardo Bolsonaro divulga nota crítica ao cenário político brasileiro
Leia Mais
Percepção de reeleição de Lula cresce na Câmara e divide deputados, aponta Genial/Quaest
Leia Mais
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky
Leia Mais
PF aponta que ex-assessora operava controle do orçamento secreto sob ordens de Arthur Lira
Municípios