ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Marcus Marcelo requer assistência a alunos com problemas de visão e audição
De acordo com o deputado, as ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde
08/12/2023
10:19
ASCOM
THATIANE CUNHA
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) solicitando assistência a alunos com problemas de visão e audição matriculados em escolas na rede pública estadual. De acordo com o deputado, as ações têm como foco a identificação precoce de agravos à saúde visual e auditiva, bem como ações de promoção e prevenção, permitindo intervenções antes que impactem no desempenho escolar.
“A saúde visual e auditiva desempenha papel fundamental no desenvolvimento acadêmico e social das crianças. Realizar exames oftalmológicos e auditivos durante o período escolar é crucial para garantir que os estudantes possam ter oportunidade igual para aproveitar ao máximo a aprendizagem educacional”, traz o requerimento, apresentado em novembro.
Prevenção
O documento, após aprovado na Casa de Leis, será encaminhado ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), com cópia para a Secretaria da Educação do Estado, e trata como “importantíssimo” o projeto que tem por objetivo ofertar triagem aos educandos e, caso necessário, prover assistência integral em oftalmologia e auditiva aos que tenham problemas diagnosticados.
“A identificação de problemas visuais e auditivos traz oportunidades iguais aos estudantes de baixa renda e previne a evolução para quadros mais graves e irreversíveis, além de evitar-se a repetência e a evasão escolar, assim como de relevantes limitações na qualidade de vida”, cita o deputado.
Oportunidades iguais
O documento cita ainda que a visão nítida é crucial para o processo de aprendizagem, pois a maior parte do conhecimento é adquirida por meio da leitura, escrita e atividades visuais. “Exames oftalmológicos periódicos podem identificar precocemente problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, permitindo intervenções antes que impactem níveis de desempenho escolar”.
Sobre os exames auditivos, o deputado busca garantir que as ações preventivas, diagnósticas e assistivas nas escolas também são fundamentais e efetivas. “Essa situação é preocupante e propiciará a saúde integral de nossas crianças e jovens”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios