POLÍTICA
Governo estuda ajuda de R$ 5 mil a famílias no RS e deve incluir desabrigados no Bolsa Família
13/05/2024
17:50
G1
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia com a equipe de ministros, em reunião nesta segunda-feira (13), medidas para ajudar as famílias atingidas pela tragédia climática do Rio Grande do Sul.
Entre as propostas na mesa, estão:
O pacote deve ser debatido nesta terça (14) por Lula em uma nova reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
O anúncio deve ficar para quarta (15), quando Lula volta ao estado – atingido, desde o fim de abril, pelas piores chuvas da história da região.
A ajuda financeira teria o objetivo de garantir recursos para que as famílias possam recuperar suas casas e adquirirem bens básicos como fogão, geladeira, sofá e camas.
No caso do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social já está avaliando quais famílias passaram para a situação de vulnerabilidade por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.
A análise passa pelos critérios de atendimento das famílias às regras do programa, que garante renda mínima mensal de R$ 600 aos beneficiários.
Inicialmente, o governo avaliou abrir linhas de crédito para que as famílias tivessem acesso a recursos para recomeçar suas vidas.
O presidente Lula avaliou, porém, que essas pessoas, em situação de total desalento, não têm condições de ficar assumindo dívidas e obedecer a toda burocracia bancária para obter os recursos.
Entre as famílias desabrigadas, há um grupo que não terá condição de retornar para suas antigas residências. Neste caso, os governos federal e estadual vão planejar a reconstrução de bairros para alocá-las.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios