Política / Eleições
BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro lidera rejeição para a Presidência com 50%
Flávio Bolsonaro registra 50% de rejeição, enquanto Lula aparece com 48% e mantém empate técnico no levantamento.
27/07/2026
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A nova pesquisa BTG/Nexus, divulgada nesta segunda-feira (27), aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concentram os maiores índices de rejeição entre os possíveis candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano.
Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Flávio Bolsonaro, enquanto 48% disseram rejeitar Lula. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os dois aparecem tecnicamente empatados no topo do índice de rejeição.
Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 11 e 13 de julho, Flávio Bolsonaro também registrava 50% de rejeição, enquanto Lula aparecia com 46%, o que representa uma oscilação positiva de dois pontos percentuais dentro da margem de erro.
Entre os demais nomes avaliados, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registrou 32% de rejeição. Na sequência aparecem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 29%, e Renan Santos (Missão), com 27%.
O levantamento também mediu o perfil de candidato preferido pelos eleitores para comandar o país.
De acordo com a pesquisa, 39% dos brasileiros afirmam preferir que o próximo presidente seja Luiz Inácio Lula da Silva, ante 36% registrados na pesquisa anterior.
Outros 36% disseram preferir a eleição de Flávio Bolsonaro, de outro candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou de algum integrante de sua família. No levantamento anterior, esse grupo representava 32%.
Já 22% dos entrevistados declararam preferência por um candidato que não seja vinculado nem a Lula nem a Bolsonaro. Na pesquisa anterior, esse percentual era de 27%, indicando uma queda de cinco pontos percentuais.
Os votos brancos, nulos e indecisos somaram 1%, enquanto 3% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.
A pesquisa BTG/Nexus ouviu 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 24 e 26 de julho, por meio de entrevistas telefônicas.
O levantamento possui margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01489/2026.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil ainda trata mortes no trânsito como fatalidade, afirma especialista
Leia Mais
Oposição argentina acusa Milei de colocar relação com o Brasil em risco
Leia Mais
Parreira apresenta melhora e deixa UTI após mais de um mês internado
Leia Mais
G1 e GloboNews definem ordem de entrevistas com candidatos ao Planalto
Municípios