Economia & Cooperativismo
Sicredi representa o Brasil na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2025, na Suécia
Instituição levará temas como inovação na experiência do associado, juventude cooperativista e impacto social a evento global com mais de 60 países
07/07/2025
07:30
SICREDI
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Comitiva do Sicredi participará da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), que será realizada de 14 a 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. O evento, promovido pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), reunirá mais de 3 mil profissionais de cerca de 60 países para debater o futuro do cooperativismo de crédito com foco em inovação, sustentabilidade e impacto social.
O Sicredi será representado por mais de 130 lideranças cooperativistas, com participação ativa na programação oficial, reforçando o papel do Brasil no cenário global do cooperativismo.
14 de julho
César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi
Tema: “Melhorando a experiência do associado com inovação e conexões humanas”
Bochi apresentará estratégias e tecnologias utilizadas pelo Sicredi para aliar relacionamento próximo à transformação digital no atendimento ao associado.
Keyla Copes (Fundação Sicredi) e Suellen Lins (especialista em educação)
Tema: “Empoderando futuras lideranças cooperativas”
O painel abordará programas como A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Comitê Jovem e ações de educação financeira voltadas à formação de lideranças jovens no cooperativismo.
16 de julho
Marcio Zwierewicz (Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP) e Wellington Holbrook (CEO da Vancity – Canadá)
Painel: “Criando Impacto em Escala”
Debate sobre práticas que geram impacto social positivo por meio de serviços financeiros, com exemplos concretos do Brasil e Canadá.
Dois jovens associados do Sicredi foram selecionados para o WYCUP 2025, programa que reconhece lideranças emergentes no cooperativismo de crédito:
Vitor Corá – Sicredi Ibiraiaras RS/MG
Milena Parreira – Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP
Ambos terão destaque por seus projetos de impacto global em suas comunidades.
Para Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, a participação brasileira reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável:
“A presença do Sicredi no WCUC 2025 reafirma nosso papel na consolidação do cooperativismo como modelo viável de desenvolvimento econômico e social, com foco em pessoas e comunidades.”
Reeleito diretor do WOCCU em 2024, Dasenbrock permanece como representante do Brasil no conselho mundial, ampliando a influência do país nas decisões do movimento global.
411 milhões de associados no mundo (WOCCU 2023)
Mais de R$ 3,7 trilhões em ativos no Brasil (Banco Central)
64% de penetração do modelo nos EUA (2023)
Criada em 2005, a Fundação Sicredi desenvolve programas educacionais, sociais e ambientais, preservando os valores cooperativistas e apoiando iniciativas de formação de lideranças, educação financeira e desenvolvimento comunitário em todo o Brasil.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados. Está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 2.900 agências físicas e um modelo de gestão que valoriza a participação ativa dos associados como donos do negócio.
Site: sicredi.com.br
Redes sociais: Instagram | YouTube
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motta pauta “pacote da impunidade” e bolsonaristas se articulam por anistia após julgamento de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Cerco judicial a Bolsonaro se intensifica enquanto Centrão articula nomes para 2026
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “humilhação” após Moraes ordenar monitoramento policial de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Carla Zambelli enfrenta nova audiência na Itália em processo de extradição
Municípios