Economia & Cooperativismo
Sicredi representa o Brasil na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2025, na Suécia
Instituição levará temas como inovação na experiência do associado, juventude cooperativista e impacto social a evento global com mais de 60 países
07/07/2025
07:30
SICREDI
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Comitiva do Sicredi participará da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), que será realizada de 14 a 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. O evento, promovido pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), reunirá mais de 3 mil profissionais de cerca de 60 países para debater o futuro do cooperativismo de crédito com foco em inovação, sustentabilidade e impacto social.
O Sicredi será representado por mais de 130 lideranças cooperativistas, com participação ativa na programação oficial, reforçando o papel do Brasil no cenário global do cooperativismo.
14 de julho
César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi
Tema: “Melhorando a experiência do associado com inovação e conexões humanas”
Bochi apresentará estratégias e tecnologias utilizadas pelo Sicredi para aliar relacionamento próximo à transformação digital no atendimento ao associado.
Keyla Copes (Fundação Sicredi) e Suellen Lins (especialista em educação)
Tema: “Empoderando futuras lideranças cooperativas”
O painel abordará programas como A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Comitê Jovem e ações de educação financeira voltadas à formação de lideranças jovens no cooperativismo.
16 de julho
Marcio Zwierewicz (Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP) e Wellington Holbrook (CEO da Vancity – Canadá)
Painel: “Criando Impacto em Escala”
Debate sobre práticas que geram impacto social positivo por meio de serviços financeiros, com exemplos concretos do Brasil e Canadá.
Dois jovens associados do Sicredi foram selecionados para o WYCUP 2025, programa que reconhece lideranças emergentes no cooperativismo de crédito:
Vitor Corá – Sicredi Ibiraiaras RS/MG
Milena Parreira – Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP
Ambos terão destaque por seus projetos de impacto global em suas comunidades.
Para Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, a participação brasileira reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável:
“A presença do Sicredi no WCUC 2025 reafirma nosso papel na consolidação do cooperativismo como modelo viável de desenvolvimento econômico e social, com foco em pessoas e comunidades.”
Reeleito diretor do WOCCU em 2024, Dasenbrock permanece como representante do Brasil no conselho mundial, ampliando a influência do país nas decisões do movimento global.
411 milhões de associados no mundo (WOCCU 2023)
Mais de R$ 3,7 trilhões em ativos no Brasil (Banco Central)
64% de penetração do modelo nos EUA (2023)
Criada em 2005, a Fundação Sicredi desenvolve programas educacionais, sociais e ambientais, preservando os valores cooperativistas e apoiando iniciativas de formação de lideranças, educação financeira e desenvolvimento comunitário em todo o Brasil.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados. Está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com 2.900 agências físicas e um modelo de gestão que valoriza a participação ativa dos associados como donos do negócio.
Site: sicredi.com.br
Redes sociais: Instagram | YouTube
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
BRICS reagem à ameaça de tarifas de Trump e criticam uso de coerção econômica
Leia Mais
Governo inicia programa Luz do Povo e garante energia gratuita para 60 milhões de brasileiros
Leia Mais
Marcus Marcelo participa da Cavalgada de Carmolândia e anuncia novos uniformes escolares
Leia Mais
Eduardo Mantoan é o primeiro deputado a destinar emenda para distrito de Ipueiras em 29 anos
Municípios