Palmas (TO), Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025

Política / Congresso Nacional

Crise no Congresso: oposição ocupa plenários e Alcolumbre e Motta suspendem sessões após prisão domiciliar de Bolsonaro

Parlamentares exigem anistia para 8 de janeiro e impeachment de Moraes; presidentes da Câmara e do Senado convocam reunião de líderes para conter paralisação

05/08/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

As sessões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal marcadas para esta terça-feira (5) foram oficialmente suspensas após uma série de protestos e ações de obstrução por parte da oposição, em resposta à prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida provocou tensão entre os Poderes e paralisou as atividades do Congresso Nacional.

Os presidentes Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) decidiram cancelar as agendas legislativas e convocaram reuniões com os líderes partidários para a quarta-feira (6), numa tentativa de retomar o diálogo e reorganizar a pauta diante da escalada da crise institucional.

“Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população”, declarou Alcolumbre, em nota oficial.

Protesto simbólico e ocupação das mesas diretoras

No Senado, parlamentares da oposição ocuparam a Mesa Diretora, colaram esparadrapos na boca e exigiram a inclusão imediata dos pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes na pauta. Eles também reivindicam a votação do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. O grupo se recusou a deixar o local até que suas exigências sejam atendidas.

Na Câmara, Hugo Motta também encerrou a sessão do dia e afirmou que “a pauta será sempre definida com base no diálogo e no respeito institucional”.

Mais cedo, durante agenda na Paraíba, Motta declarou que decisões judiciais devem ser respeitadas:

“O legítimo direito de defesa tem que ser respeitado, mas decisão judicial deve ser cumprida. Não cabe ao presidente da Câmara tentar qualificar ou avaliar uma decisão do STF.”

Flávio Bolsonaro fala em "pacote de paz"

Em entrevista à GloboNews, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a mobilização foi intensificada após o presidente do Senado se recusar a atender ligações da oposição. Segundo ele, mais de 12 senadores participam da ocupação e estão dispostos a virar a noite no plenário.

“Enquanto o presidente Davi Alcolumbre não atender às nossas demandas, nós vamos permanecer aqui”, declarou.

Flávio classificou as reivindicações como um “pacote de paz”, que inclui:

  • Pautar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes;

  • Votar o projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro;

  • Debater o fim do foro privilegiado.

Oposição manterá ocupação até reunião com presidentes

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), confirmou que os protestos continuarão, com revezamento de parlamentares nas mesas diretoras. A oposição espera uma reunião com Motta e Alcolumbre ainda nesta semana e pressiona por respostas concretas.

A mobilização ocorre em um momento de forte desgaste nas relações entre o Congresso e o Judiciário, agravado pela repercussão da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e pelas discussões internacionais envolvendo possíveis sanções comerciais dos Estados Unidos ao Brasil, após a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: