Política / Câmara Federal
Motta marca sessão e ameaça suspender deputados que ocupam plenário da Câmara
Presidente da Casa decide presidir reunião pessoalmente e articula entrada em bloco com líderes partidários; oposição mantém protesto por pautas pró-Bolsonaro
06/08/2025
18:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a Casa realizará uma sessão plenária nesta quarta-feira (6), às 20h30, mesmo diante da ocupação do espaço por parlamentares bolsonaristas desde o início da semana. A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários, em que ficou acordado que Motta conduzirá pessoalmente a sessão, acompanhado dos líderes, em um gesto de unidade para retomar o controle do plenário.
Segundo Motta, qualquer deputado que resistir à desocupação da Mesa Diretora poderá ter o mandato suspenso. O presidente ressaltou que a medida é necessária para garantir o funcionamento institucional da Câmara.
“Vamos entrar juntos no plenário e realizar a sessão. Não há espaço para a obstrução física dos trabalhos legislativos”, afirmou Motta.
Mais cedo, a oposição havia informado que a reunião com o presidente não resultou em acordo e reafirmou que continuará no plenário até que as reivindicações sejam atendidas.
“Tivemos uma reunião com o presidente Hugo Motta sem resultado, mas de muito respeito. De posicionamento, estamos reafirmando que não sairemos do plenário até que haja uma definição sobre as pautas que vocês já sabem”, disse o líder da oposição na Câmara, Tenente-Coronel Zucco (PL-RS).
Os oposicionistas exigem a votação de três temas: impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF), anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e fim do foro privilegiado.
A tensão no Congresso foi intensificada pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, que decretou prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro, medida que provocou protestos e mobilização de parlamentares aliados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após missão aos EUA, senador Nelsinho Trad alerta para risco de nova tarifa e Senado instala comissão Brasil-EUA
Leia Mais
Alcolumbre diz que não pautará impeachment de ministro do STF “nem com 81 assinaturas”
Leia Mais
Hugo Motta avalia punição a deputados que tumultuaram sessão na Câmara
Leia Mais
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos; projeto vai à sanção
Municípios