Política / Justiça
Justiça italiana marca nova audiência no processo de extradição de Carla Zambelli
Deputada, condenada a 10 anos de prisão pelo STF, segue detida em Roma e aguarda decisão
11/08/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O Tribunal de Apelação de Roma agendou para a próxima quarta-feira (13) uma nova audiência para ouvir a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sobre seu processo de extradição para o Brasil. A parlamentar foi presa na capital italiana em 29 de julho, após permanecer dois meses foragida no país europeu.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por coordenar um ataque hacker contra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com as investigações, o crime foi executado por Walter Delgatti, que confessou ter agido a mando da deputada.
Após ser presa, Zambelli prestou depoimento e optou por enfrentar o processo de extradição na Itália — que pode levar entre 18 e 24 meses — em vez de retornar voluntariamente ao Brasil. Durante esse período, ela permanecerá detida na prisão feminina Germana Stefanini, no Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma.
A Justiça italiana é responsável por analisar as acusações e decidir se a extradição será concedida. Até a conclusão dos trâmites, a parlamentar seguirá presa preventivamente.
Carla Zambelli, que possui cidadania italiana, viajou ao país europeu para evitar a prisão no Brasil. Antes de ser detida, chegou a afirmar que era “intocável” na Itália e que não poderia ser extraditada. Em vídeo publicado dois dias antes da prisão, no Instagram, declarou estar vivendo como “exilada política”.
Além da condenação pelo ataque hacker, Zambelli também é ré no STF por perseguição armada durante as eleições de 2022. Na ocasião, foi filmada sacando uma arma e apontando para um homem nas ruas de São Paulo. A deputada alegou ter sido agredida, mas a versão foi descartada pelas investigações.
No início de agosto, o ministro Gilmar Mendes determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) inclua este inquérito no pedido de extradição enviado à Justiça italiana.
Paralelamente, Zambelli responde a um processo de cassação de mandato na Câmara dos Deputados, que deve ser votado ainda neste semestre. A fase atual de instrução probatória prevê a oitiva da própria parlamentar, por videoconferência, e de testemunhas, antes que a decisão seja levada ao plenário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pesquisa Quaest mostra Lula na frente em todos os cenários de segundo turno para 2026
Leia Mais
Lei do salário mínimo completa 90 anos e marcou a reorganização das relações de trabalho no Brasil
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 14
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio do próximo sorteio chega a R$ 35 milhões
Municípios