Política Internacional
Trump minimiza falta de cessar-fogo após encontro com Putin no Alasca
Presidente dos EUA afirma que prioridade é acordo de paz duradouro; Zelensky terá reunião na Casa Branca na segunda (18)
15/08/2025
20:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “ótima” e “bem-sucedida” a reunião que manteve nesta sexta-feira (15) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca. Apesar do clima positivo, o encontro terminou sem acordo de cessar-fogo para a guerra na Ucrânia.
Antes da cúpula, Trump havia dito que ficaria “desapontado” caso não houvesse acordo, mas neste sábado (16) mudou o tom. Em postagem na Truth Social, declarou que um cessar-fogo “muitas vezes não se sustenta” e que agora busca um acordo de paz definitivo.
“A melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, e não a um mero acordo de cessar-fogo”, afirmou.
Confirmou reunião bilateral com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, marcada para segunda-feira (18), em Washington.
Disse ter conversado por telefone com Zelensky e líderes europeus após o encontro com Putin.
O presidente da Ucrânia confirmou a reunião com Trump e defendeu um formato trilateral (Ucrânia, EUA e Rússia) para as negociações:
“Apoiamos a proposta do presidente Trump para uma reunião trilateral. Questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes”, afirmou Zelensky em nota no X.
Duração: cerca de 3 horas, na base militar Elmendorf-Richardson, em Anchorage.
Clima: os líderes trocaram elogios e sorrisos; Putin classificou a conversa como “construtiva”.
Ucrânia: Putin disse estar “sinceramente interessado em acabar com a guerra”, mas ressaltou que “todas as causas fundamentais devem ser eliminadas” e que as preocupações da Rússia devem ser consideradas.
Outros temas: parcerias comerciais e investimentos entre EUA e Rússia. Putin chegou a convidar Trump para um próximo encontro em Moscou.
O telefonema de Trump após a reunião contou com a presença de sete líderes europeus:
Friedrich Merz (Alemanha)
Keir Starmer (Reino Unido)
Giorgia Meloni (Itália)
Alexander Stubb (Finlândia)
Karol Nawrocki (Polônia)
Emmanuel Macron (França)
Além do secretário-geral da OTAN
Moscou ainda controla cerca de 20% do território ucraniano, segundo o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).
Nenhum dos lados sinalizou disposição em abrir mão dessas áreas.
Putin condicionou avanços a restrições no uso de armas estratégicas, incluindo nucleares.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após exames em hospital de Brasília, Daniel Vorcaro retorna à custódia da Polícia Federal
Leia Mais
Consumo das famílias avança em março, mas alta dos alimentos pressiona orçamento no país
Leia Mais
Governo reajusta valores do Gás do Povo para ampliar rede de revendas e conter pressão externa sobre o GLP
Leia Mais
Receita libera consulta a lote residual do Imposto de Renda para 415 mil contribuintes
Municípios