Política / Justiça
Eduardo Bolsonaro exibe carta de Trump a Bolsonaro e manda “último recado” a autoridades brasileiras
Deputado afirma que sanções dos EUA contra o Brasil podem avançar e critica atuação do Itamaraty em Washington
17/08/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou neste domingo (17) um vídeo em que mostra uma carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e aproveitou para mandar o que chamou de “último recado” às autoridades brasileiras. A publicação ocorreu logo após a definição da data do julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) pela acusação de participação em um plano de golpe de Estado em 2022.
No vídeo, Eduardo exibiu o documento em inglês, endereçado a “The Honorable Jair Messias Bolsonaro, 38th President of the Federal Republic of Brazil”. Segundo o deputado, Trump teria expressado preocupação com a prisão domiciliar do aliado e elogiado sua trajetória política.
“Foi o presidente Trump para o Jair Bolsonaro, tecendo elogios, falando na preocupação dele com a prisão, a perseguição que ele está sofrendo”, afirmou Eduardo.
Eduardo Bolsonaro afirmou que a atual postura do governo americano deve ser levada a sério e criticou a condução da diplomacia brasileira em Washington:
“Eu estou dando mais um aviso, um conselho a vocês, de alguém que consegue se encontrar com as autoridades daqui e conhece o clima de dentro, da fonte”, disse.
Ele também criticou a atuação da embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti, representante do Brasil em Washington, dizendo que o Itamaraty não teria conseguido acesso à Casa Branca.
“A embaixadora recebeu uma porta na cara. Voltou correndo das férias e recebeu uma porta na cara. A famosa frase, né? ‘Too late’. Tarde demais.”
Durante o vídeo, o parlamentar exaltou o poder internacional de Trump, citando negociações recentes e encontros do republicano com líderes mundiais.
“Esse cara aqui ganhou do Trudeau no Canadá, ganhou o que ele queria do México, aumentou o PIB da União Europeia para fim de defesa. Ele senta com Putin, aperta a mão do Kim Jong-un, bombardeia o Ali Khamenei. Vocês acham mesmo que são vocês que vão conseguir parar e enrolar esse cara daqui?”, questionou.
Eduardo Bolsonaro reforçou que o ex-presidente norte-americano poderia usar instrumentos de pressão contra o Brasil:
“Vocês que estão com o poder da caneta no Brasil, ajam antes que seja tarde demais. Porque depois, se esse cara aqui resolver de fato usar as armas que ele tem, que ele nem começou a usar, aí que não haverá mais volta.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Leia Mais
Ataque russo mata quatro pessoas horas antes de encontro entre Trump e Zelensky em Washington
Leia Mais
Ações de Trump contra Brasil deixarão sequelas permanentes, diz ex-subsecretária de Defesa dos EUA
Municípios