Saúde Pública
Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 127 no Brasil; 11 estão confirmados
Ministro Alexandre Padilha anuncia compra de 12 mil ampolas de antídoto e reforço no estoque estratégico do SUS
04/10/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Brasil já registra 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo informou nesta manhã o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Do total, 11 foram confirmados em laboratório, enquanto os demais permanecem em investigação.
“Não houve aumento de confirmação laboratorial. O que tivemos foi o crescimento de suspeitas clínicas”, esclareceu Padilha durante entrevista coletiva em Teresina, ao anunciar medidas emergenciais de enfrentamento.
Até o momento, 12 unidades da Federação notificaram casos suspeitos ao Ministério da Saúde.
Para ampliar a capacidade de resposta do sistema público, o governo federal anunciou a aquisição de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. O carregamento deve chegar aos hospitais universitários já na próxima semana.
Segundo Padilha, o Ministério da Saúde já havia comprado 4.300 ampolas anteriormente, compondo um estoque estratégico para os centros de referência em toxicologia.
“Temos garantido em toda a rede do SUS o etanol farmacêutico para uso em casos suspeitos, inclusive nos centros estaduais e municipais de toxicologia”, reforçou o ministro.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também ampliou a rede de apoio, repassando a estados e municípios a lista de 609 farmácias de manipulação habilitadas a fabricar o antídoto. A medida busca garantir agilidade na distribuição e reposição do medicamento em todas as regiões do país.
O aumento de casos suspeitos está ligado à ingestão de bebidas adulteradas com metanol, substância tóxica usada na indústria e sem qualquer aplicação segura para consumo humano. Uma vez ingerido, o metanol é metabolizado pelo fígado em compostos altamente nocivos, como o ácido fórmico, que podem provocar cegueira, falência orgânica e morte.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gilmar Mendes vota pela inconstitucionalidade do marco temporal para terras indígenas
Leia Mais
Presidente da CCJ classifica PL da Dosimetria como “vergonha” e afirma que Senado vai barrar proposta
Leia Mais
Alcolumbre pauta PL da Dosimetria no Senado mesmo sob pressão por adiamento
Leia Mais
Ecofuturo completa 26 anos com atuação que une conservação ambiental e transformação social
Municípios