 
 Política / Justiça
STF declara definitiva condenação de Carla Zambelli por perseguição armada em 2022
Deputada do PL-SP teve pena confirmada de 5 anos e 3 meses; parlamentar já está presa na Itália e aguarda extradição
31/10/2025
10:15
DA REDAÇÃO
 
 ©DIVULGAÇÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou o trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo, após perseguir um homem negro armado em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.
Com a decisão, não há mais possibilidade de recurso, e a pena de 5 anos e 3 meses de prisão pode começar a ser executada.
A decisão foi proferida nesta sexta-feira (31) e torna definitiva a condenação imposta pelo Supremo em agosto de 2025.
No julgamento, o placar foi de 9 votos a 2 pela condenação, com a maioria dos ministros acompanhando o voto do relator, Gilmar Mendes, que apontou o “elevado grau de reprovabilidade” na conduta da parlamentar.
Zambelli também teve cassação do mandato determinada pelo STF, mas a medida ainda aguarda deliberação da Câmara dos Deputados, que decidirá se acatará ou não a decisão.
O episódio ocorreu em 29 de outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, quando Zambelli discutiu com um jornalista apoiador de Lula em uma rua do bairro Jardins, em São Paulo.
A deputada, com arma em punho, correu atrás do homem, o que foi registrado em vídeos que circularam nas redes sociais e embasaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Segundo a PGR, embora Zambelli tivesse porte de arma regularizado, ela abusou do direito ao sacar a pistola “fora dos limites da autorização de defesa pessoal”.
Essa é a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF.
Em outra ação, a Primeira Turma da Corte a considerou culpada por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, fixando pena de 10 anos de prisão.
Após essa condenação, Zambelli fugiu para a Itália, onde está presa desde setembro. O governo brasileiro já formalizou pedido de extradição, que aguarda análise da Justiça italiana.
| Processo | Crime | Pena | Situação | 
|---|---|---|---|
| Caso da perseguição armada (2022) | Porte ilegal e constrangimento ilegal com arma de fogo | 5 anos e 3 meses de prisão | Trânsito em julgado — pena definitiva | 
| Caso do CNJ (mandado falso contra Moraes) | Invasão de sistema e falsificação de documento público | 10 anos de prisão | Condenada; aguarda extradição da Itália | 
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
William Bonner se despede do Jornal Nacional após 29 anos; César Tralli assume a bancada na segunda-feira (3)
Leia Mais
Suco de chia e maçã ajuda a emagrecer e controlar o colesterol
Leia Mais
CPI do Crime Organizado terá Flávio Bolsonaro e Sérgio Moro entre os integrantes
Leia Mais
Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltação em gel por risco à saúde
Municípios