Palmas (TO), Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Lula confirma Wellington César Lima como novo ministro da Justiça

Advogado-geral da Petrobras substitui Ricardo Lewandowski e assume a pasta em meio à reestruturação do primeiro escalão

13/01/2026

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta terça-feira, 13 de janeiro de 2026, o nome de Wellington César Lima e Silva, atual advogado-geral da Petrobras, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele substitui Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na última sexta-feira (9) por motivos pessoais e familiares.

Com a nomeação, Wellington passa a ser o terceiro titular da Justiça no atual mandato de Lula, após Flávio Dino e Lewandowski. A troca eleva para 15 o número de mudanças no primeiro escalão do governo federal desde janeiro de 2023, com novas substituições previstas em razão do calendário eleitoral.

Articulação política

A indicação foi articulada pela ala petista da Bahia no Palácio do Planalto, que inclui o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

O convite foi feito em reunião no Palácio do Planalto, com a presença do ministro interino da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Trajetória no governo federal

Wellington César já integrava o núcleo jurídico do Planalto. Entre 2023 e 2024, comandou a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, responsável por assessorar diretamente o presidente da República em projetos de lei, medidas provisórias, vetos e sanções.

Atualmente, ocupava o cargo de advogado-geral da Petrobras, função estratégica na estatal.

Experiência como ministro e no Ministério Público

O novo ministro da Justiça já havia ocupado o cargo em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, porém por apenas 11 dias. À época, sua permanência foi interrompida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou incompatível a atuação simultânea como procurador do Ministério Público da Bahia e ministro de Estado.

Na carreira jurídica, Wellington também foi:

  • Procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia

  • Procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos

  • Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República

Formação acadêmica

Wellington César possui:

  • Mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ)

  • Créditos integralizados de Doutorado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha)

  • Atuação como professor de Direito Penal em cursos de graduação e pós-graduação

A escolha de Wellington César Lima e Silva ocorre em um momento de reorganização política do governo Lula, com foco na consolidação da base aliada e no enfrentamento dos desafios da segurança pública e da agenda jurídica nacional em ano pré-eleitoral.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: