As famílias que deixarem de fazer a atualização podem ter o benefício suspenso ou bloqueado. Cadastrados têm que procurar as unidades básicas de saúde
|
O usuário do programa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) onde está cadastrado, mulheres em qualquer idade e levar as crianças de 0 a 7 anos ©Marcos Sandes |
Segue até o dia 30 de dezembro o prazo para que os beneficiários do Programa Bolsa Família façam o acompanhamento semestral da Saúde para atualização do peso, altura e o cartão de vacina. O usuário do programa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS) onde está cadastrado, mulheres em qualquer idade e levar as crianças de 0 a 7 anos.
Em Araguaína, dos 19.800 beneficiados pelo programa, apenas 20% fizeram o acompanhamento até agora. Mais de 15 mil beneficiários ainda precisam comparecer a UBS. As famílias que deixarem de fazer a atualização até a data prevista podem ter o benefício suspenso ou bloqueado.
Como fazer
Para fazer o acompanhamento, que é obrigatório, basta comparecer à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, munido do cartão da Bolsa Família, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cartão de vacinação das crianças e o cartão da gestante.
Benefício das gestantes
As gestantes, já beneficiadas pelo Bolsa Família, devem procurar a unidade básica e informar a gravidez para receber o benefício.
“Quanto mais rápido a gestante informar a gravidez mais rápido ela receberá o benefício, por isso é importante que a mamãe procure imediatamente a UBS e informe sobre a gravidez”, explicou a coordenadora do Programa Bolsa Família, Divina Pimenta.
Após o nascimento do bebê, a mãe deve se ir à Secretaria da Assistência Social do Município para incluir a criança no cadastro.
Por: Adriana Santana
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.