Agosto Dourado: Rede de Saúde da Capital promove atividades de incentivo ao aleitamento materno
Dia D do Aleitamento Materno ocorre nesta quinta-feira, 19, com programação especial em duas USFs
18/08/2021
08:50
SECOM
TN
Levando a mensagem ‘Proteger a Amamentação é Responsabilidade de Todos’- tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital vêm promovendo desde o início de agosto programações distintas para incentivar o aleitamento materno. Palestras, rodas de conversas, oficinas, atendimentos especializados e momentos para troca de experiências entre as mães estão previstas nas atividades do mês que é considerado “Agosto Dourado”, período constituído para estimular a amamentação.
Durante o “Agosto Dourado”, além das programações voltadas ao público materno-infantil desenvolvidas pelas unidades, a Secretaria de Saúde de Palmas, realizará o Dia D do Aleitamento Materno, que ocorrerá nesta quinta-feira, 19, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, nas Unidades de Saúde da Família da Arne 53 (406 Norte) e José Hermes, situada no Setor Sul. Nessa data, serão oferecidos às mamães, um dia de acolhimento e promoção de Saúde, com palestras sobre a importância do leite materno, que serão ministradas por representantes do Corpo de Bombeiros, médicos pediatras, entre outros profissionais.
O gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária, enfermeiro Ilton Batista Salgado, lembra que Palmas tem cerca de 10 mil crianças menores de dois anos e que o leite materno é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança. “O mês de agosto é o período em que buscamos estimular, por meio da informação, sobre os benefícios do leite materno. As unidades de saúde já trabalham o tema durante todo o ano, mas este momento reservamos para diversificar as atividades visando apresentar, de forma diferente, a importância da nutrição do bebê, da segurança alimentar e dos benefícios gerados pelo leite materno”, reforça o gerente, lembrando que toda a programação foi preparada de uma forma segura, cumprindo as recomendações de prevenção e cuidados frente à pandemia.
Leite materno
É recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que os bebês recebam leite materno exclusivo até o sexto mês de vida e, associado à alimentação complementar saudável, até os dois anos ou mais. Isso porque o leite materno transmite anticorpos e nutrientes essenciais para os bebês.
O enfermeiro Ilton Batista, explica que metade dos casos de diarreia e um terço das infecções respiratórias em crianças seriam evitadas com o leite materno. Também seria possível evitar 72% e 57% das internações hospitalares provenientes dessas doenças. “A recomendação às mães é que deem para seus bebês apenas o leite materno até os seis meses e a partir daí inicie a introdução de novos alimentos, mas não dispensando totalmente o leite da amamentação, que, preferencialmente, deve durar até os dois anos de vida”, orienta o profissional.
Acompanhe a programação do Dia D - 19 de agosto
Manhã
• 08 às 09h – Técnicas de relaxamento;
• 09 às 10h – Palestra Bombeira;
• 10 às 11h Dúvidas sobre alimentação - palestrante Mariana, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF);
• 11 às 12h – Teste rápido NASF.
Tarde
• 13 às 14h – Técnicas de relaxamento;
• 14 às 15h – Palestra Walkiria Pinheiro - coordenadora do Banco de Leite;
• 15 às 16h – Dúvidas sobre alimentação - palestrante Mariana. do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF);
• 16 às 17h – Teste rápido NASF.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios