Receita notifica empresas com dívidas no Simples Nacional
Sebrae alerta os pequenos negócios a regularizem situação para não serem excluídos do sistema tributário
16/09/2021
16:20
ASSECOM
As micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional que estão inadimplentes com a Receita Federal devem regularizar a sua situação para não correrem o risco de serem excluídas desse regime que desburocratiza e desonera o pagamento de impostos, a partir de 1º de janeiro de 2022. Cerca de 440,5 mil negócios que estão com débitos já foram notificados pela Receita Federal. O total de dívidas gira em torno de R$ 35 bilhões.
No último dia 9 de setembro, a Receita Federal disponibilizou, no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN), os Termos de Exclusão do Simples Nacional e os respectivos Relatórios de Pendências dos contribuintes que possuem débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Os referidos documentos podem ser acessados tanto pelo Portal do Simples Nacional, por meio do DTE-SN, ou pelo Portal e-CAC do site da Receita Federal do Brasil, mediante código de acesso ou certificado digital (via Gov.BR).
Os donos de pequenos negócios têm até o dia 30 setembro para quitarem ou parcelarem suas dívidas com o Fisco. O analista do Sebrae Tocantins, Francisco Ramos, enfatizou que as empresas devem ficar atentas para negociar suas dívidas com o Fisco e regularizar sua situação. “As empresas deixam de pagar uma carga maior de tributos, com o Simples Nacional, e ao serem excluídas perdem vários benefícios. Por isso, é tão importante que os empreendedores regularizem seus débitos, por meio de pagamento ou parcelamento, no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão”, alertou.
Oficialmente a ciência se dá no momento da primeira leitura, se a pessoa jurídica acessar a mensagem dentro de 45 dias contados da disponibilização do referido Termo, ou no 45º dia contado da disponibilização do Termo, caso a primeira leitura seja feita posteriormente a esse prazo.
Atendimento
O Microempreendedor Individual pode realizar o parcelamento pelo site http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional. Após o acesso, o MEI verá na página as dívidas que o empreendimento possui, e as opções de parcelamento em até 60x. Basta selecionar o número de parcelas, clicar em aceitar e enviar.
Caso o empresário tenha alguma dificuldade, ele pode procurar a sede do Sebrae Tocantins mais próximo, ou comparecer às Salas do Empreendedor espalhadas pelos municípios, para atendimento e orientações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suzano supera 5,5 milhões de toneladas de celulose exportadas pelo Porto de Santos após modernização de terminais
Leia Mais
SBT rebate críticas de Zezé Di Camargo e cancela especial de Natal do cantor
Leia Mais
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 52 milhões no sorteio desta terça-feira
Leia Mais
Confira seu astral para esta terça-feira, 16
Municípios