Palmas (TO), Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

ECONOMIA

Servidor público, a serviço da sociedade

Jucetins relata histórias de servidores pioneiros que têm prestado seu serviço não como uma obrigação, mas como uma missão de vida que resulta em um trabalho com diferencial e excelência.

27/10/2022

13:05

GEÓRGYA LARANJEIRA

©DIVULGAÇÃO

Prestar serviços públicos de qualidade e com responsabilidade à sociedade tem sido a motivação diária dos servidores públicos de todo o país. E considerando a relevância desse trabalho para a história do Tocantins, a Junta Comercial do Estado (Jucetins) presta homenagem a esses trabalhadores, nesta sexta-feira, 28 de outubro, data que se comemora o Dia do Servidor Público. Desta forma, destaca a importância do papel de cada um, e da importância do trabalho em equipe que favorece agilidade no registro público das empresas mercantis e atividades afins do Tocantins, o que assegura o desenvolvimento econômico do Estado.

São contadores, administradores, cientistas da computação, advogados, tecnólogos em gestão pública e em processos gerenciais, técnico em contabilidade, jornalistas e muito mais. Além de tantos outros servidores que juntos trabalham para que a Jucetins seja a porta de entrada e também a porta de saída para toda e qualquer empresa inicie, altere ou encerre suas atividades econômicas. O órgão tem sede na capital do Tocantins, e dispõe de dois escritórios Regionais, sendo um em Araguaína e outro em Gurupi, onde conta com uma equipe de especialistas em prestar serviço de qualidade ao contribuinte.

Histórias dos pioneiros da Jucetins

O órgão foi criado em 1º de janeiro de 1989 pela Medida Provisória Nº. 7, transformada em Lei Estadual Nº. 7 no dia 23 de janeiro do mesmo ano. Desde essa época, a Jucetins conta com servidores pioneiros. Como é o caso de Hilda Cristina, uma servidora efetiva que tem 33 anos de atuação no mesmo órgão. Sua história é retratada com amor pela atividade, por estar no órgão e por ser servidora pública. “Eu gosto muito de servir o próximo. É uma satisfação ser uma servidora pública. Coloco-me no lugar das pessoas e principalmente aqueles que buscam atendimento da Jucetins, a fim de proporcionar um serviço de qualidade e com agilidade à sociedade. São anos de história e muito aprendizado”, relatou.

Hilda Cristina foi uma das primeiras servidoras a trabalhar na Junta, e na época fazia tudo datilografado. Com 17 anos de idade, iniciou os trabalhos sem ter noção da atuação do órgão. Mas ao exercer várias funções durante toda essa trajetória de serviço, Hilda conta que foi aprendendo um pouco de tudo, trabalhou no Recursos Humanos, fazia o cafezinho, atendia os contribuintes, depois foi assessora de processo e do registro mercantil, em seguida, Diretora de Registro Mercantil. Durante esse período, concluiu o curso de Ciências Contábeis o que vem agregando à sua carreira profissional e às demandas do órgão.

“Na época tudo era manual, eu escrevia no papel antes de passar para a máquina analógica, trabalhava com pilhas de processos, agora com todos os serviços digitais, o diferencial é imenso quando comparo a época que iniciei. Isso representa um avanço no serviço público, além de redução do uso do papel, o que contribui com o meio ambiente. Atualmente os serviços têm sido feitos com muita agilidade através do Simplifica, um projeto que traz agilidade ao processo mercantil, um sistema que conheço desde que foi fundado. Atualmente estou na Gerência de Atendimento ao público”, declarou a servidora com muita satisfação de ser uma das pioneiras do órgão.

“Recordo-me que há 33 anos, quando entrei na Junta Comercial do Estado, o tempo de abertura de uma empresa era de 20 dias, devido aos trâmites burocráticos e ao trabalho praticamente manual e que exigia o uso de muito papel. Quando me deparo com o avanço tecnológico implantado atualmente no Simplifica, percebo a importância da agilidade para o empresário, no que diz respeito ao tempo de abertura de empresas, que em agosto de 2022, conseguimos abrir em 3h36 min. Ao recordar a minha história de pioneirismos no órgão, sinto-me feliz por fazer parte dessa inovação no setor público”, explicou Erlan Milhomem, administrador e Secretário-Geral da Jucetins.

Erlan entrou no órgão logo no início, já atuou na área administrativa, financeira, na secretaria-geral, também já foi vice-presidente da Junta e atualmente está como Secretário-Geral. Durante todos esses anos têm dedicado seus esforços ao trabalho público e contribuído de forma direta e indiretamente com o desenvolvimento econômico do Estado.

A Jucetins

Atualmente a Jucetins conta com 75 servidores públicos que atuam no órgão como (efetivos, contratados, comissionados e estagiários) que juntos desempenham atividades nas mais diversas funções. Como autarquia estadual, a Jucetins goza de autonomia administrativa e financeira. Possui funções executivas e administrativas dos serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins, dá fé pública e publicidade aos documentos nela registrados e faz o exame das formalidades. Porém, nos casos de tradutores públicos, intérpretes comerciais, leiloeiros oficiais e armazéns-gerais, a Junta exerce função de matrícula e cancelamento, bem como a fiscalização destas atividades.

Para o presidente da Jucetins, José Aníbal, é gratificante trabalhar em um órgão tão importante e com pessoas tão competentes que estão fazendo história. “Em nome dos servidores pioneiros dessa casa, parabenizo toda a minha equipe pelo seu dia. Ser servidor implica compromisso, responsabilidade e zelo pela coisa pública. O meu respeito e admiração pelo trabalho de cada um, pela dedicação e excelência na execução dos trabalhos”, afirmou Aníbal.

*Com colaboração de Philipe Ramos e Gabriel Pinheiro 


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