GOVERNO DO ESTADO
Governador Wanderlei Barbosa articula implantação de Centro de Equoterapia em Palmas
Centro de Equoterapia vai favorecer pessoas com deficiência por meio de um tratamento especializado
12/05/2023
19:25
SECOM
JARBAS COUTINHO
©DIVULGAÇÃO
O governador Wanderlei Barbosa liderou nesta sexta-feira, 12, reunião sobre a proposta de implantação de um Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Tocantins em Palmas. O objetivo da iniciativa é propiciar condições para atender pessoas com deficiência por meio de um tratamento especializado. A reunião contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Márcio Barbosa, do comandante da Cavalaria da corporação, tenente coronel Geraldo Magela, e dos deputados Léo Barbosa e Gutierres Torquato.
Equoterapia constitui um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. Diversas Polícias Militares do Brasil já gerenciam Centros de Equoterapia para atender tanto o público interno como outros públicos, com fins de assistência social. Esta terapia, além de elevar o nível de qualidade de vida dos praticantes, facilita o processo de integração social dos envolvidos.
“Nós temos um cuidado especial com as pessoas com deficiência e temos que aumentar esses cuidados trazendo ferramentas que podem melhorar o estado físico, emocional das pessoas que contam com algum tipo de deficiência”, frisou o governador Wanderlei Barbosa lembrando que a Polícia Militar já realiza esse trabalho em outros estados e o Governo quer implantar essa prática no Tocantins. “Estamos querendo trazer essa boa ideia para cuidar das pessoas com deficiência através da cavalaria. Com fé em Deus será mais uma ferramenta a favor dessas comunidades”, ressaltou.
O comandante geral da PM, coronel Márcio Barbosa, explicou que o projeto apresentado ao Governador propõe o acesso ao método terapêutico da Equoterapia, que possibilita a reabilitação, educação, socialização e a prática do esporte e terá uma equipe interdisciplinar à frente. “´É um projeto que envolve várias instituições e que tem o Governo do Estado à frente e órgãos como a Polícia Militar, Secretaria da Saúde, Ministério Público, Tribunal de Contas, e algumas entidades privadas”, ressaltou o comandante. Explicou também que o Centro será filiado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil), responsável pelos polos de Equoterapia no Brasil, que será visitada na próxima semana pelo Governo do Tocantins.
O comandante da Cavalaria da PM, tenente coronel Geraldo Magela, disse que o projeto é inovador no Tocantins, mas que já existe em várias corporações no Brasil. “É um projeto de grande alcance social. O Governo tem essa preocupação e está envolvendo vários parceiros para que essa ferramenta tão necessária para a nossa comunidade se torne uma realidade”, comentou.
O projeto de Equoterapia envolve profissionais de diversas áreas como psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e outros.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sicredi atinge 3 mil agências no Brasil e projeta abrir 270 novos pontos em 2025
Leia Mais
PGR pede condenação de Bolsonaro e aliados no STF por tentativa de golpe de Estado
Leia Mais
Filhos de Bolsonaro se manifestam no 1º dia de julgamento no STF
Leia Mais
Mitsubishi Experience abre inscrições para 5ª etapa em Dourados (MS)
Municípios