COOPERAÇÃO
Jucetins e Ibama firmam parceria para agilizar fiscalização ambiental no Tocantins
Acordo de Cooperação Técnica permitirá acesso do Ibama ao sistema de registro empresarial Simplifica Tocantins
19/09/2024
12:30
DA REDAÇÃO
Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre Jucetins e Ibama foi assinado na manhã desta quinta-feira, 19, em Palmas ©Philipe Ramos
A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) e a Superintendência do Ibama no Tocantins assinaram nesta quinta-feira (19), em Palmas, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para facilitar a atuação do órgão federal no controle ambiental. O acordo foi formalizado pelo presidente da Jucetins, Issam Saado, e pelo superintendente do Ibama, Leandro Milhomem.
Com o ACT, o Ibama terá acesso ao sistema Simplifica Tocantins, utilizado para o registro de empresas no estado. Esse acesso permitirá ao órgão federal consultar cadastros e documentos empresariais de forma ágil e segura, com o objetivo de facilitar a fiscalização ambiental. O compartilhamento de informações será utilizado exclusivamente para exercer o poder de polícia atribuído ao Ibama por lei, dentro das atividades de fiscalização de empresas com potencial impacto ambiental.
Segundo Issam Saado, o acordo contribui para simplificar o trabalho dos órgãos fiscalizadores e também assegurar a segurança jurídica no ambiente de negócios do estado. “A parceria facilita tanto a abertura de novas empresas quanto o trabalho de fiscalização, garantindo um ambiente de negócios mais eficiente e seguro”, destacou o presidente da Jucetins.
O superintendente do Ibama, Leandro Milhomem, afirmou que o ACT agilizará o trâmite dos processos de fiscalização, especialmente na verificação do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras. “Agora, com acesso ao sistema, teremos maior agilidade na análise de processos, defesas e multas, sem precisar enviar ofícios à Jucetins para cada solicitação”, explicou Milhomem.
O ACT prevê que o acesso ao sistema Simplifica Tocantins será controlado e confidencial, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A assinatura do documento contou com a presença do superintendente substituto do Ibama, Maurício Costa, e de membros da Jucetins, incluindo o secretário-geral Erlan Milhomem, a procuradora jurídica Mariana Sampaio, o diretor de registro mercantil Joristé Coelho e o gerente de atendimento Pedro Augusto.
O acordo é visto como um passo importante para melhorar a eficiência da fiscalização ambiental no estado, permitindo um acompanhamento mais eficaz e ágil dos processos empresariais que possam impactar o meio ambiente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios