DEPORTAÇÃO
Novo voo de deportados dos EUA pousará em Fortaleza, e FAB fará transporte para BH
Governo busca reduzir tempo de viagem e melhorar condições do transporte dos brasileiros
06/02/2025
16:30
DA REDAÇÃO
© AGÊNCIA FAB / SGT JOHNSON
O próximo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, que chega nesta sexta-feira (7), pousará na cidade de Fortaleza (CE), e posteriormente os passageiros serão transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte (MG).
A medida foi anunciada pelo governo federal após discussões em um grupo de trabalho bilateral com os Estados Unidos e tem o objetivo de reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, minimizar o período em que os brasileiros permanecem algemados durante o deslocamento. A decisão ocorre em meio a divergências entre os dois países, após relatos de maus-tratos durante o voo anterior, no qual brasileiros desembarcaram algemados.
Para garantir maior transparência e segurança, um diplomata brasileiro acompanhará o embarque dos deportados na cidade americana de Alexandria, Louisiana. O governo também anunciou que o voo será monitorado em tempo real por autoridades brasileiras e americanas.
"Por determinação do Presidente da República, o embarque dos brasileiros em Alexandria será acompanhado, na madrugada da sexta-feira (7), por um diplomata do Consulado-Geral em Houston", informou o governo brasileiro em nota oficial.
Após uma breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente para Fortaleza, onde chegará na tarde de sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará uma aeronave para o deslocamento dos passageiros até Belo Horizonte.
Em Fortaleza, o governo organizará um esquema especial de recepção e apoio, enquanto a Polícia Federal realizará procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária nos dois aeroportos.
Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um Posto de Acolhimento aos Repatriados, onde os deportados terão acesso a:
Internet gratuita;
Carregadores de celular;
Canais de contato com familiares;
Orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.
O voo desta sexta-feira (7) será monitorado pelo Grupo de Trabalho (GT) e servirá de base para avaliação e organização dos próximos voos.
Brasileiros deportados que chegaram a Minas Gerais no último sábado (25) relataram agressões, ameaças e condições degradantes por parte dos agentes de imigração americanos durante o voo de retorno ao Brasil. Muitos afirmaram ter permanecido 50 horas algemados, sem ar-condicionado na aeronave e sujeitos a abusos físicos e psicológicos.
O episódio gerou um mal-estar diplomático entre Brasil e Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores chegou a convocar o encarregado de negócios dos EUA em Brasília para prestar esclarecimentos sobre as denúncias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fies 2025: inscrições terminam nesta sexta-feira
Leia Mais
Dólar cai a R$ 5,77 com minério forte atraindo fluxo comercial e financeiro
Leia Mais
Dia Mundial do Feijão - brasileiro consome cerca de 12,2kg ao ano
Leia Mais
Lula aponta dólar, Banco Central e exportações como responsáveis pela inflação dos alimentos
Municípios