Internacional / Meio Ambiente
Trump revoga restrições em chuveiros e diz que medida é pela “liberdade no banho”
Ex-presidente dos EUA assina ordem executiva para acabar com limite de pressão d’água e critica normas criadas por Obama e Biden
11/04/2025
16:19
DA REDAÇÃO
Donald Trump antes de embarcar no Air Force One em um dia com muito vento, nos Estados Unidos, em abril de 2018
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (9) uma ordem executiva que revoga as restrições sobre o fluxo de água em chuveiros, torneiras e outros eletrodomésticos. Segundo ele, a medida visa “restaurar a liberdade dos americanos de tomar um bom banho”.
A decisão reverte normas estabelecidas durante as gestões de Barack Obama e Joe Biden, que tinham como objetivo reduzir o consumo de água e energia em residências americanas. Trump, no entanto, classificou as regras como "exageradas" e voltou a criticar o que chamou de “guerra da esquerda contra a pressão d’água”.
“Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo. Tenho que ficar debaixo do chuveiro por 15 minutos até conseguir me molhar. Sai gota por gota. É ridículo”, declarou Trump ao assinar a medida na Casa Branca.
Desde 1992, os Estados Unidos adotavam limites no volume de água por minuto para equipamentos como chuveiros e lava-louças, com base em normas da Agência de Proteção Ambiental (EPA). A nova ordem executiva acaba com essas limitações, permitindo que fabricantes comercializem produtos com maior pressão e vazão.
A Casa Branca justificou a decisão com um tom político:
“A ordem liberta os americanos das regulamentações excessivas que transformaram um item doméstico básico em um pesadelo burocrático. Os chuveiros não serão mais fracos e inúteis”, disse a presidência em nota.
A revogação foi duramente criticada por especialistas e ambientalistas. Andrew deLaski, diretor-executivo do Appliance Standards Awareness Project (ASAP), afirmou à Associated Press que os modelos atuais são eficientes e satisfatórios para os consumidores:
“Não há problema a ser resolvido. A maioria dos chuveiros vendidos hoje oferece um banho adequado e com menor impacto ambiental”, pontuou.
Segundo a EPA, chuveiros representam cerca de 20% do consumo diário de água em residências americanas, e a redução do uso de água quente também contribui para economia de energia, já que o aquecimento corresponde a cerca de 20% do consumo energético doméstico.
As restrições adotadas por Biden e Obama buscavam atender compromissos de sustentabilidade e eficiência energética, mas Trump tem um histórico de críticas a essas regulações. Durante seu mandato, ele já havia tentado flexibilizá-las, mas a medida foi anulada por Biden ao reassumir a presidência.
Agora, com a assinatura da nova ordem, Trump reforça seu posicionamento em favor da desregulamentação como símbolo de liberdade individual, mesmo diante de questionamentos sobre os impactos ambientais e econômicos da decisão.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cirurgia de Bolsonaro durou 12 horas e recuperação exige três meses de cuidados intensivos
Leia Mais
Lula assina decreto que regulamenta renegociação de dívidas dos estados pelo Propag
Leia Mais
Campanha de vacinação nas escolas tem início nesta segunda-feira (14)
Leia Mais
Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa nesta segunda (14); veja quem tem direito
Municípios