Religião / Vaticano
Papa Leão XIV inicia pontificado com apelo por paz, unidade e justiça social
Em missa de entronização no Vaticano, novo papa critica marginalização dos pobres e defende Igreja reconciliadora
18/05/2025
07:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Neste domingo (18), o papa Leão XIV celebrou oficialmente o início de seu pontificado com uma missa solene de entronização na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, que reuniu dezenas de milhares de fiéis e autoridades de diversos países, marcou a transição do comando da Igreja Católica após a morte do papa Francisco em abril.
A celebração começou às 10h, no horário local (5h em Brasília), e foi acompanhada por líderes políticos, religiosos e membros da realeza europeia. Em sua homilia, Leão XIV reforçou compromissos com a justiça social, criticou sistemas econômicos excludentes e pediu por uma Igreja unida, que seja fermento de esperança e instrumento de reconciliação global.
“Queremos ser um pequeno fermento de esperança e unidade dentro de uma sociedade marcada por exclusão, discórdia e exploração”, afirmou o pontífice, emocionado ao lembrar os dias de luto após a morte de Francisco.
Durante a celebração, Leão XIV recebeu dois dos principais símbolos do papado: o Pálio, que representa o cuidado pastoral do papa sobre a Igreja, e o Anel do Pescador, usado para selar documentos pontifícios. Por decisão própria, o novo pontífice dispensou o uso do trono tradicional, reforçando o tom de simplicidade que tem marcado seus primeiros discursos.
Antes da missa, Leão XIV realizou uma oração na tumba de São Pedro e abençoou a multidão com água benta e incenso. Ele também circulou em papamóvel de teto aberto e fez pausas para abençoar crianças.
Estiveram presentes na cerimônia o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; o vice-presidente dos EUA, JD Vance; o presidente do Peru, os primeiros-ministros da Itália, Canadá e Austrália; o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz; e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Desde sua eleição em 8 de maio, após um conclave rápido de menos de 24 horas, Leão XIV tem enfatizado a defesa da paz e a continuidade da agenda pastoral de Francisco. Ele já declarou que pretende oferecer o Vaticano como mediador em conflitos internacionais e tem ressaltado o combate à desigualdade e a preservação da criação como pilares de sua missão.
“A guerra nunca é inevitável”, afirmou o papa em discurso anterior à missa de entronização. “A paz deve ser um esforço constante da Igreja.”
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos. Natural de Chicago, é agostiniano e possui também cidadania peruana. Foi missionário na cidade de Chiclayo, no Peru, onde trabalhou com comunidades carentes e assumiu o episcopado em 2015. Criado cardeal em 2023, era até então pouco conhecido fora do meio eclesiástico.
Considerado progressista e próximo do papa Francisco, Leão XIV adotou o nome em homenagem a Leão XIII, conhecido por sua atuação social e defesa dos trabalhadores no século XIX.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF inicia audiências da trama golpista com depoimento do ex-comandante do Exército
Leia Mais
Lúcio sofre queimaduras em acidente doméstico e tem 18% do corpo atingido
Leia Mais
Ancelotti convoca seis jogadores do Flamengo na pré-lista da Seleção Brasileira
Leia Mais
Resistência de Bolsonaro a Tarcísio preocupa centro-direita e amplia incertezas sobre sucessão em 2026
Municípios