Política / Câmara Federal
Hugo Motta diz que não pautou anistia a golpistas por falta de maioria entre líderes
Presidente da Câmara nega ter oferecido contrapartidas a bolsonaristas para encerrar motim no Congresso
07/08/2025
20:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (7) que o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro não foi pautado por falta de maioria favorável nas reuniões de líderes partidários. Segundo ele, o tema poderá voltar à discussão, caso haja mudança no posicionamento da base parlamentar.
“Esse projeto não foi à pauta porque, ao levá-lo ao colégio de líderes, a maioria do colégio, inclusive com deputados que representavam partidos com mais de 400 parlamentares, optou por não levar à pauta”, declarou Motta ao Metrópoles. “Essa foi uma decisão do colégio. Por isso esse projeto não foi pautado.”
Entre terça (5) e quarta-feira (6), parlamentares bolsonaristas promoveram obstrução física nos plenários da Câmara e do Senado para pressionar a votação do PL da Anistia, a análise da PEC do fim do foro privilegiado e a abertura de um processo de impeachment contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Motta afirmou que a presidência da Casa “não pode ter preconceito com uma pauta” e que cabe ao presidente respeitar a vontade da maioria. Ele disse esperar que a oposição retome o debate nas próximas reuniões de líderes.
O presidente da Câmara também negou que tenha oferecido contrapartidas à oposição para que o motim fosse encerrado. Integrantes do grupo alegaram na quarta-feira que Motta teria se comprometido a pautar demandas bolsonaristas em troca da liberação do plenário.
“A presidência da Câmara é inegociável, quero que isso fique bem claro. A retomada dos trabalhos não está vinculada a nenhuma pauta. O presidente da Câmara não negocia suas prerrogativas, nem com a oposição, nem com o governo, nem com ninguém”, reforçou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tebet sobre tarifaço: “Estados Unidos não podem se enganar, nosso maior parceiro comercial é a China e a Ásia”
Leia Mais
Câmara envia à Corregedoria pedidos de suspensão de 14 deputados após ocupação do plenário
Leia Mais
Morre no Rio de Janeiro o sambista Arlindo Cruz, ícone do gênero e autor de mais de 550 músicas
Leia Mais
Hugo Motta reage a ameaça de sanções dos EUA e afirma que manterá atuação na Câmara
Municípios