Política / Câmara Federal
Hugo Motta defende PEC da Blindagem e nega retaliação ao STF
Presidente da Câmara afirma que proposta atende “espírito da Casa”; expectativa é de votação em dois turnos ainda nesta quarta-feira (27)
27/08/2025
11:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta quarta-feira (27) o avanço da chamada PEC da Blindagem, também conhecida como PEC das Prerrogativas, que limita investigações criminais contra parlamentares sem autorização prévia do Congresso Nacional. A proposta, apresentada em 2021, deve ser votada em dois turnos no plenário da Casa ainda hoje.
“É uma demanda que atende o espírito da Casa. É isso que temos conversado. Há, de vários partidos, um sentimento na Casa de que essa atividade parlamentar precisa — não vou dizer melhor protegida — mas melhor dimensionada do ponto de vista legal”, afirmou Motta.
O presidente da Câmara destacou que o avanço da proposta não representa retaliação a outros Poderes, apesar do clima de tensão institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF).
“No entendimento da Casa, algumas decisões, de certa forma, têm transgredido o limite daquilo que é garantido. Essa instabilidade tem incomodado os parlamentares. Não é uma medida de retaliação de quem quer que seja”, declarou.
A votação da PEC foi confirmada após reunião de líderes partidários na terça-feira (26). O relator, deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), deve apresentar um novo parecer com ajustes no texto antes da análise em plenário.
Além da PEC da Blindagem, a pauta desta quarta-feira inclui a proposta que acaba com o foro privilegiado para autoridades em crimes comuns, transferindo o julgamento para a primeira instância. Entretanto, líderes avaliam que as chances de votação deste segundo texto ainda são remotas.
A definição da agenda ocorre às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF, o que reforça o peso político da tramitação da PEC das Prerrogativas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova projeto contra adultização digital de crianças e adolescentes
Leia Mais
Bolsonaro admite condenação como inevitável, mas aliados apostam em redução de pena no STF
Leia Mais
Organizações denunciam retrocessos no “Pacote da Blindagem”
Leia Mais
Alckmin inicia missão no México para ampliar comércio e investimentos
Municípios