Política / Manifestação
Até Odete Roitman entra na luta: Débora Bloch convoca atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia
Artistas e movimentos sociais ampliam mobilização contra medidas que podem favorecer condenados do 8 de Janeiro, incluindo Bolsonaro
21/09/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A mobilização contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia ganhou uma voz inesperada: a atriz Débora Bloch, intérprete da icônica vilã Odete Roitman, da novela Vale Tudo (TV Globo). Em vídeo divulgado neste sábado (20.set.2025), ela reforçou a convocação para os atos marcados em 19 estados e 22 capitais neste domingo (21).
“Quem comete crimes tem que ser investigado, julgado e condenado; não interessa se é deputado, ministro ou presidente da República”, afirmou Bloch, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC 3/2021, apelidada de PEC da Blindagem, que limita a prisão de parlamentares apenas em casos de flagrante por crimes inafiançáveis, como racismo e terrorismo.
Já o PL da Anistia, que prevê o perdão ou a redução de penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro, teve a urgência aprovada, permitindo que seja votado diretamente em plenário.
Críticos afirmam que as propostas representam retrocessos no combate à corrupção e à responsabilização de políticos. Um dos lemas das manifestações é: “Congresso inimigo do povo”.
Além de Débora Bloch, artistas como Anitta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e o rapper Djonga têm usado as redes sociais para convocar os protestos.
O ponto alto deve ocorrer no Rio de Janeiro, com um show gratuito em Copacabana, reunindo Caetano, Chico e Gil em cima de um trio elétrico a partir das 14h. Em São Paulo, a concentração será no Masp, na Avenida Paulista, no mesmo horário.
Outras cidades como Belo Horizonte, Natal e Salvador terão atos pela manhã, com forte participação de músicos, atores e lideranças políticas.
A mobilização é organizada por frentes como a Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular, além de centrais sindicais e movimentos sociais. No Congresso, deputados do Psol, como Guilherme Boulos (SP), Erika Hilton (SP) e Tarcísio Motta (RJ), têm puxado a convocação.
Segundo os organizadores, o objetivo é pressionar o Senado Federal a rejeitar as medidas e alertar a sociedade sobre os riscos de blindar parlamentares e anistiar envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Entre os artistas que vão se apresentar no ato, estão:
Artistas que se posicionaram contra a PEC e a favor dos atos:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Inteligência da PM do DF monitora convocações para atos na Papudinha após decisão do STF
Leia Mais
Tarcísio admite ruídos com clã Bolsonaro, reforça apoio a Flávio e defende união da direita para 2026
Leia Mais
FIETO aponta crescimento de 21,7% nas exportações do Tocantins em 2025, que alcançam US$ 3 bilhões
Leia Mais
Parceria entre parlamentares e Fundação Pró-Rim garante tratamento renal a centenas de pacientes no Tocantins
Municípios