Política / Justiça
Paulinho da Força admite que PL da Dosimetria reduzirá pena de Bolsonaro
Deputado disse a bancada do PT que proposta beneficia ex-presidente condenado a 27 anos por tentativa de golpe
24/09/2025
13:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afirmou, nesta quarta-feira (24), em reunião com a bancada do PT na Câmara, que o PL da Dosimetria, em discussão no Congresso, também beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
Segundo Paulinho, a proposta prevê a redução do tempo de cumprimento das penas dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
“Será uma redução de penas para mandar essa turma para casa. Se me perguntar: ‘Reduz o Bolsonaro?’, reduz também. Não tem como tirar ele do relatório. Quem está em posição de mando e financiadores terá uma pena maior”, disse o relator.
O deputado defendeu a medida como forma de buscar pacificação política e afirmou que apresentará uma prévia do relatório na próxima segunda-feira (29).
Durante o encontro, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) elogiou Paulinho por seu perfil conciliador. Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), reagiu em tom de brincadeira:
“Quero ver se ele vai ter sucesso”.
O texto atual substitui a proposta original, defendida pela bancada do PL, que previa anistia ampla, geral e irrestrita. Mesmo assim, o governo já sinalizou que votará contra.
Na terça-feira (23), a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reiterou que o Planalto é contrário a qualquer alteração nas condenações impostas pelo Supremo:
“A posição do governo sempre foi clara. Somos contra a anistia e contra a redução de penas. O processo foi conduzido dentro das regras jurídicas e não há por que mexer nele agora”, afirmou.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também articula para encerrar a discussão rapidamente e liberar espaço para outras pautas prioritárias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia endurece metas de colesterol e cria categoria de risco extremo
Leia Mais
Lula se reúne com Zelensky em NY, diz não ver saída militar e defende criação do “Clube da Paz”
Leia Mais
Após protestos, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade
Leia Mais
Após protestos, CCJ do Senado rejeita PEC da Blindagem por unanimidade
Municípios