Palmas (TO), Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

Núcleo de Identificação de Taquaralto intensifica emissões de documentos no primeiro dia de funcionamento

03/12/2019

14:15

TN

Documento pode ser emitido em Palmas na região Central, como também em Taquaralto e nos distritos de Luzimangues e Taquaruçu 

©DIVULGAÇÃO
A estudante Kauane Bernardo da Cruz, 18, aproveitou a inauguração do Núcleo de Identificação responsável pela emissão da Carteira de Identidade em Taquaralto, região Sul da Capital, e já iniciou os procedimentos para a emissão da segunda via do documento. Moradora do Jardim Aureny III, ela aprovou a descentralização dos serviços que desde a última segunda-feira, 02, atende a população da Capital. “Além de ser mais perto da minha casa não enfrentei nenhuma fila. Tudo foi resolvido rapidamente”, afirmou.

Esta é a terceira unidade implementada por meio do Instituto de Identificação, órgão ligado à Secretaria da Segurança Pública – SSP na Capital. Outros dois postos de identificação foram implantados em Taquaruçu e Luzimangues, em agosto deste ano. A unidade do Núcleo de Identificação está localizada nas dependências do na unidade do Resolve Palma SulShopping da Cidadania, em Taquaralto, e funciona em horário corrido das 8h às 18h.

©DIVULGAÇÃO
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a nova unidade facilitará a vida do cidadão, que muitas vezes precisa fazer um longo percurso para acessar um serviço público, e que agora, com o Núcleo em Taquaralto, terá sua necessidade atendida de forma mais efetiva. “Isso é respeito à população, é respeito à cidadania e respeito ao direito das pessoas em ter a sua Carteira de Identidade. A nossa obrigação é fazer o serviço funcionar bem”, frisou.

Para a auxiliar administrativo do Núcleo Mírian Chaves da Silva, somente na primeira manhã mais de 20 pessoas procuraram o local para iniciar a emissão do Registro Geral, também conhecido como RG. “A nossa expectativa é que ao longo dos dias o fluxo de usuários aumente ao saberem da emissão do documento em Taquaralto”, afirmou.

Serviços

Outra forma disponível de acesso aos serviços é agendamento online. O serviço foi lançado em julho deste ano e por ele é possível agendar o atendimento para emissão de identidade e antecedentes criminais. Além do agendamento, o requerente realiza um pré-cadastro através de formulário específico na recém-implantada Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI) da SSP, em que deverá inserir dados pessoais, filiação e endereço residencial, permitindo ao final a geração do protocolo de agendamento.

O preenchimento do cadastro é feito no endereço eletrônico iito.ssp.to.gov.br/agendamento, também disponível no portal da Secretaria da Segurança Pública (ssp.to.gov.br).

Depois de formalizado o pré-agendamento, o requerente deve comparecer ao Instituto de Identificação, em Palmas, no dia e hora marcados, e apresentar o protocolo gerado juntamente com a documentação original comprobatória dos dados inseridos no PAPI (Certidão de Nascimento/Casamento original e cópia, duas fotos 3x4 recentes e CPF).

Os dados informados pelo cidadão são então validados e suas impressões digitais e assinatura são colhidas para a finalização do procedimento. Em caso de 2ª via da carteira de identidade, é também necessário o comprovante de pagamento (DARE) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25,00.

Por: Wherbert Araújo


Imprimir

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Toca News; 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: