Gestantes e mães que estejam amamentando poderão participar da Hora do Mamaço, a partir das 17 horas na Via Lago. Objetivo é incentivar o aleitamento materno e a nutrição natural
|
O encontro fará a abertura da programação do Agosto Dourado, mês de conscientização do aleitamento materno ©Marcos Sandes |
Como tornar o ato de amamentar uma ação natural para as mães, com a pega correta e o compartilhamento de cuidados e experiências. Esses são alguns dos temas que farão parte da Hora do Mamaço em Araguaína. O encontro fará a abertura da programação do Agosto Dourado, mês de conscientização do aleitamento materno, e será realizado nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 17 horas, na Via Lago.
A ação pretende reunir dezenas de mulheres e seus bebês com o objetivo de incentivar a amamentação. “Nosso maior objetivo é que possamos mostrar que o leite materno é um alimento de ouro para a saúde dos bebês. O Agosto Dourado dá ênfase na promoção do aleitamento materno”, informou a coordenadora municipal da Rede Amamenta, Pâmella Araújo.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança.
Nutrição natural
Mamaço é o nome do evento mundial, no qual as mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham suas experiencias e debatem os cuidados com a amamentação e a nutrição natural.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja feito até dois anos de idade ou mais. Até os seis primeiros meses de vida do bebê é recomendada a alimentação exclusiva com leite materno. “O leite da mãe é a melhor proteção que um nenê pode receber, protegendo de diversas doenças”, recomendou a coordenadora.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Em Araguaína, as ações de conscientização iniciarão com a Hora do Mamaço e se estenderão durante todo o mês com palestras nas unidades básicas de saúde (UBS) e treinamento dos profissionais que atendem na Atenção Básica do Município.
Por: Thatiane Cunha
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.