POLÍTICA
Siqueira Campos está na UTI com quadro de saúde estável, após passar por cirurgia para retirar a vesícula
Procedimento foi necessário porque a vesícula apresentava infecção devido à presença de um cálculo (pedra).
17/10/2022
09:55
G1
Ex-governador, Siqueira Campos, fez cirurgia para retirar vesícula; procedimento foi acompanhado pela neta anestesista — Foto: Instagram/Reprodução
O ex-governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, está na UTI se recuperando de uma cirurgia realizada neste domingo (16) para retirar a vesícula. Segundo o filho, Eduardo Siqueira Campos, o político está com o quadro de saúde estável, se recuperando bem.
A cirurgia foi necessária porque a vesícula apresentava infecção devido à presença de um cálculo (pedra). Segundo Eduardo, o procedimento durou 03h30 e ocorreu dentro da normalidade. "O ex-governador seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva , acordado e estável, onde segue em bom prognóstico, acompanhado pela equipe de intensivistas", disse.
Nas redes sociais, Eduardo divulgou uma foto que mostra o político acompanhado da neta, a anestesista Grabiela, que ficou ao lado do avô durante a cirurgia.
"Um momento sublime, apesar da gravidade, onde minha filha pôde ajudar o avô, em uma cirurgia de retirada da vesícula. Realizada em Palmas, por uma equipe extraordinária, no dia do anestesista, Gabi e vovô Siqueira. Orgulho, fé e gratidão", escreveu ele.
Internações nos últimos meses
Nos últimos meses, foram várias idas ao hospital. No dia 28 de julho deste ano, Siqueira Campos, foi internado em uma unidade hospitalar de Palmas por causa de uma pneumonia bacteriana.
No dia seguinte, ele precisou ser transferido para uma UTI pós apresentar uma queda na saturação. No dia 1º de agosto, quando completou 94 anos, ele recebeu alta hospitalar e seguiu com o tratamento em casa.
Dias após sair do hospital, Siqueira testou positivo para a Covid-19. Ele não apresentou sintomas característicos da doença.
No dia 19 de agosto, o ex-governador voltou a ser internado na UTI de um hospital particular de Palmas. Segundo o filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, ele precisou de atendimento após sentir febre e pressão baixa. Essa foi a segunda vez, em um intervalo de 20 dias, que o político precisou ser levado para uma unidade intensiva.
No dia 24 de agosto, ele deixou a UTI, mas continuou internado no hospital. Na época, a principal preocupação era tratar a pneumonia bacteriana.
No dia 13 de setembro, ele voltou a ser internado em uma UTI de um hospital em Palmas. Segundo a família, ele apresentou um quadro de obstrução intestinal, além da infecção nos pulmões. A obstrução intestinal é um bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino. O motivo do bloqueio estava associado a diferentes condições médicas.
No dia seguinte, Siqueira teve melhora no quadro de saúde e os médicos descartaram a necessidade de cirurgia, mas continuou internado na UTI para tratar a infecção nos pulmões.
José Wilson Siqueira Campos nasceu em 1928 e foi eleito como governador, pela primeira vez, aos 60 anos. Governou o estado por quatro mandatos. Atualmente ele é suplente de senador.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Governo Lula prepara campanha às pressas para negar taxação do Pix
Leia Mais
Caixa inicia calendário de aditamentos dos contratos do novo FIES
Leia Mais
Confira seu astral para esta quarta-feira, 15
Municípios