ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Aleto realizará audiência pública sobre Novo Ensino Médio a pedido de Marcus Marcelo
A audiência foi sugerida ao deputado pelo Sintet e será dia 27 de abril, às 9 horas, no Plenarinho
12/04/2023
16:20
DICOM
THATIANE CUNHA
©Isis Oliveira
O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou na última terça-feira, 11, requerimento solicitando audiência pública para discutir o Novo Ensino Médio na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins). A proposta foi aprovada em regime de urgência por unanimidade e será realizada no dia 27 de abril, às 9 horas, no Plenarinho da Casa de Leis.
“Como deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, vejo como necessária a audiência para que a gente possa debater o Novo Ensino Médio , já que o tema tem gerado muitas dúvidas e é um momento para se discutir de forma ampla, plural e dar a nossa contribuição quanto tocantinenses”, destacou Marcus Marcelo.
O deputado justificou o dia escolhido para a audiência por ser véspera da data em que se comemora o Dia Nacional da Educação, 28 de abril.
Sugestão da classe
A audiência pública foi sugerida ao deputado Marcus Marcelo por representantes do Sintet (Sindicato dos Trabalhadores da Educação), durante reunião realizada em março, no seu gabinete.
“Conversamos bastante com o deputado, colocamos nossas demandas, nossas angústias, esperando que o deputado, como é da base da educação, faça uma reflexão e possa levar nossas demandas para dentro da Assembleia, para ver os debates, para que os debates sejam producentes para a Educação do Estado”, afirmou à época o presidente do sindicato, José Roque.
Aberta a todos
A audiência pública que tratará sobre o Novo Ensino Médio será aberta para qualquer pessoa que tiver interesse na pauta. Ainda serão convidados representantes de órgãos e entidades educacionais públicas e privadas de todo o Estado.
Da reunião, sairá um relatório com todas as demandas apresentadas pelos representantes tocantinenses, que será entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana.
A pauta
O Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017, prevê maior flexibilização no currículo, com ênfase em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional.
A pauta vem sendo motivo de discussões acaloradas em todo o País, entre as queixas estão a redução de disciplinas tradicionais e a falta de formação dos professores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Putin liga para Lula e discutem guerra na Ucrânia após encontro do líder russo com Trump
Leia Mais
Moraes diz que não recuará “um milímetro” no julgamento de Bolsonaro
Leia Mais
Moraes acusa Eduardo Bolsonaro de “envenenar” relação entre Brasil e EUA com desinformação
Leia Mais
Ataque russo mata quatro pessoas horas antes de encontro entre Trump e Zelensky em Washington
Municípios